Blog

Vinicius Schettino

Ideias e tópicos de interesse de um Engenheiro de Software

Web APIs são interfaces importantes na interoperabilidade de serviços na internet pois permitem a comunicação homogênica entre diversos componentes, trocando funcionalidades e informações. Mesmo com a ascenção do padrão REST sobre outras tecnologias de comunicação obsoletas, algumas necessidades atuais de operação clamam, por soluções mais escaláveis e flexíveis. O modelo GraphQL surge com tal objetivo, em contraponto ao padrão de facto que utilizamos hoje. Neste artigo proponho uma introdução à esta nova tecnologia, discutindo os principais conceitos e comparando como algumas funcionalidades são alcançadas entre o REST e o seu mais novo promissor concorrente.

Continue reading...

  1. Para quem está buscando como migrar para o PostgreSQL 10 sem ter que parar a aplicação durante muito tempo, Rodrigo Rosas fornece o relato de como ele fez a migração com downtime mínimo, usando o pglogical.

  2. O particionamento de tabelas é uma das principais novidades do PostgreSQL 10, se...

Continue reading...

  1. Craig Kerstiens faz um breve resumo sobre a comunidade PostgreSQL e ressalta características dela que influenciaram a evolução e adesão da plataforma.

  2. Algumas caracterísiticas do PostgreSQL especialmente para desenvolvedores, com exemplos de como era feito antes e como pode ser feito na...

Continue reading...

A refatoração está entre umas das principais atividades de manunteção da qualidade internet de código fonte. Não há codebase imune à deterioração causada pelo tempo, pelas más práticas e pela falta de padronização dos responsáveis por sua manutenção. Complementando artigos passados, irei apresentar as principais categorias de Bad Smells (mau cheiros) e seus impactos na qualidade do código.

Continue reading...

A legibilidade do código é um dos principais requisitos para a manutenibilidade. Ou seja, quanto mais legível é o código, mais fácil fica de entendê-lo e dar evoluí-lo da maneira correta. As condicionais são as principais estruturas que contribuem para complexidade da leitura do código; Po...

Continue reading...