Links da Semana #11

  1. Um compilado muito legal das coisas incríveis que foram feitas no ano de 2017, em Data Science. Destaque pessoal para uma breve explicação sobre os histogramas e utilização de planilhas para gerenciamento de dados.

  2. A opinião polêmica da vez fica por conta de Geoff Wozniak, que advoga contra o uso de ORMs, escrevendo as consultas SQL diretamente. Apesar dele apontar desafios que a maior parte das ORMs não resolve e me parecer correto que muitas vezes é mais difícil fazer algumas operações no código do que usando recursos do SGBD (por exemplo, funções, views e procedures), o texto é omisso nas vantagens da camada de mapeamento objeto relacional. Os ganhos em portabilidade, manutenibilidade e qualidade de código em geral não são discutidos pelo autor. De qualquer forma, vale ler e conhecer os contrapontos.

  3. o BotMan é um framework para construção de robôs de chat em PHP. Ele cuida de toda parte de interação, enquanto o desenvolvedor foca na lógica por trás das respostas.

  4. Marcel Pociot faz um resumo das bibliotecas e frameworks que mais cresceram no ano de 2017, sob a ótica de comunidade, código e popularidade.

  5. O pacote symfony/thanks te ajuda a reconhecer e agradecer todas as dependências que compõe seu projeto, de maneira bem simples. A iniciativa ajuda também a perceber a quantidade absurda de dependências que um projeto de médio porte tem, levando a pensar os avanços que a comunidade de software livre alavancou no mundo da tecnologia.

  6. Um breve tutorial para explicar os vetores e as prevenções de um dos ataques mais comuns na internet: SQL Injection.

  7. Explicação de um Hack simples para acertar automaticamente respostas no app Trivia HQ.

Add a comment

Previous Post Next Post