Links da Semana #5

  1. Craig Kerstiens faz um breve resumo sobre a comunidade PostgreSQL e ressalta características dela que influenciaram a evolução e adesão da plataforma.

  2. Algumas caracterísiticas do PostgreSQL especialmente para desenvolvedores, com exemplos de como era feito antes e como pode ser feito na versão 10.

  3. Entender como o vacuum do PostgreSQL funciona é importante, mas monitorá-lo e buscar sua eficiência são desafios constantes de grandes organizações. Com as novas meta-tabelas especializadas na execução do procedimento, ficou bem mais fácil, como podemos ver nesse exemplo.

  4. Grande parte do desempenho do PostgreSQL vem do seu sistema de caching. Como já sabemos, essa técnica está entre as coisas mais difíceis da computação, e as soluções não são das mais simples. Madusudanan oferece uma visão interna da estrutura responsável pelo caching, com exemplos e várias referências boas.

  5. Mais um trabalho mostrando a importância de uma base de comparação clara e genérica ao desenvolver novos métodos de inteligência artificial (quem sabe computacionais, no geral?). O autor também faz um apelo importante para evitar a utilização de modelos complexos demais sempre que possível, prezando pela compreensibilidade do modelo e dos seus resultados.

  6. Discussões e resultados preliminares de um método para detectar acidentes de carro com imagens de câmeras de bordo.

  7. O Reddit é uma das maiores bases de conteúdo da internet, com participantes e disposição dos dados bem peculiares. Utilizar seus dados pode levar a conclusões importantes, como por exemplo do perfil dos eleitores americanos. A API PRAW promete ajudar na extração de dados do reddit, facilitando o trabalho de pesquisadores e curiosos.

  8. Robert Basic discute quais são as melhores formas de se utilizar interfaces em programação orientada a objetos, sem ferir princípios básicos de qualidade de código e criando componentes mais coesos.

Add a comment

Previous Post Next Post