Links da Semana #17

  1. Devido a natureza complexa e "black-box" das redes neurais, elas apresentam vulnerabilidades um tanto quanto diferentes das aplicações tradicionais. É o caso desta imagem psicodélica que consegue convencer uma AI que uma banana é uma torradeira.

  2. Utilizando o exemplo dos avanços em "Machine Vision" e as últimas cartadas do Waze na automação do recolhimento de informações, Carl Anderson discute os próximos passos destas tecnologias e como isso afeta os serviços que conhecemos hoje.

  3. Este tutorial mostra como os conceitos de orientação a objetos se realizam no Python, através de exemplos e comparações entre as versões 2.X e 3.X da linguagem.

  4. Alguém aqui já teve curiosidade para entender como o Cython e o Numba abordam a otimização do desempenho de aplicações em Python?

  5. O Webserver Caddy facilita a vida de quem quer proteger sua aplicação com SSL, utilizando certificados emitidos através do Let's Encrypt. Um caso de uso é a proteção de conexões no PostgreSQL.

  6. O PostgreSQL tem um lado que os desenvolvedores raramente se aventuram. Entre eles está o protocolo de comunicação, que geralmente as linguagens de programação abstraem e nos deixam conhecer apenas o bom e velho SQL. Contudo, ela pode ser muito útil em algumas situações, como por exemplo checar a disponibilidade do cluster antes de realizar testes ou instanciar outros containers quando trabalhando com o Docker. É o caso do exemplo feito em Ruby que espera a resposta da conexão com o PostgreSQL antes de se disponibilizar para acesso ao público geral.

Previous Post Next Post