Links da Semana #19

  1. Tutorial básico em Python explicando o funcionamento e as diferenças entre os iterables e os iterators.

  2. Além de explicar as principais formas de visualização de dados e seus objetivos, este tutorial apresenta como implementá-las com facilidade utilizando bibliotecas famosas do Python.

  3. Otimização e paralelização de processos de extração e tratamento de dados com o Numba e o Dask

  4. A área de psiquiatria computacional está lançando suas primeiras raízes enquanto campo de pesquisa consolidado. Tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial estão sendo empregados para ajudar na detecção e tratamento de transtornos ainda sem soluções definitivas.

  5. Introdução simples aos conceitos básicos dos sistemas de recomendação.

  6. Sabia que é possível ajudar o PostgreSQL a elaborar o plano de recuperação dos dados solicitados? Com o CREATE STATISTICS é possível fornecer informações que facilitam a inferência do número de registros que será retornado, auxiliando a engine a adotar a estratégia adequada.

  7. O pgmetrics é nova feramenta que que busca agregar diversas operações de monitoramento/medição do PostgreSQL em um só lugar. Em vez de escrever e manter diversos scripts para tarefas automatizáveis, os DBAs agora podem ter acesso à esse executável de operação muito parecida com o próprio psql para ter acesso a informações básicas, de replicação, WAL, VACCUM e muitos outros.

  8. Utilizando a extensão pg_stat_statements para analisar, registrar e debugar as queries mais problemáticas.

  9. Funcionamento dos BRIN indexes no PostgreSQL, especialmente comparados aos clássicos B-tree indexes.

  10. Junior Grossi fala sobre a importância da presença digital e outros tópicos importantes para a carreira dos desenvolvedores.

  11. Pequenas dicas que podem ajudar a manter o código mais limpo e fácil de entender.

  12. Explicação sobre o conceito de canaries e como tratá-los em aplicações PHP.

Previous Post Next Post