Links da Semana #35

  1. Clusterização de Redes Complexas no Neo4j.

  2. Influência da comunidade opensource na qualidade de código.

  3. Dicas de como lidar com código legado quando se tem pouco tempo.

  4. Dicas de refatoração em PHP com exemplos reais.

  5. Transformando texto em imagens utilizando redes neurais. Meio viajado, mas gera umas imagens interessantes.

  6. Artigo extenso e detalhado sobre a história de Ada Lovelace, considerada a criadora do primeiro programa de computador digno do nome. O trabalho foca no problema resolvido com esse algoritmo e no perfil visionário da matemática, que observou que o poder da máquina de Babbage ia muito além do que os próprios criadores ousavam sonhar.

  7. Criar novas colunas not null ou com DEFAULT no PostgreSQL quando a instância está em produção sempre foi um desafio gigantesco. Primeiro porque são operações lentas (que pedem scans ou reescritas completas das tabelas) e segundo porque a tabela fica completamente travada (lock) durante a operação. Até SELECTs são obrigados a aguardar, o que faz que virtualmente ninguém tenha coragem de criar campos com tais restrições em produção, deixando o modelo mais propenso a falhas de integridade. O problema deve ser resolvido no PostgreSQL 11, com uma solução teoricamente simples mas de implementação sofisticada.

  8. Série de artigos sobre os desafios e soluções relacionados a tratamento de concorrência no PostgreSQL, com ênfase nas dicas de modelagem que podem te ajudar a se livrar desse tipo de problema.

  9. Raro estudo (ainda que pouco rigoroso) sobre aplicações reais e o tenebroso ssd wearout, que é quando o disco SSD chega no limite de operações de escrita "seguras".

  10. Implementando busca textual no PostgreSQL. Existem soluções dedicadas para o problema da busca textual, mais rebuscadas e com maior desempenho, como o famigerado ElasticSearch. Contudo a praticidade do PostgreSQL (seu sistema já pode estar utilizando-o) para funcionalidades não tão críticas justifica esse tipo de abordagem.

  11. Dicas para aproveitar mais o psql.

  12. Lições para como utilizar e criar seus decorators em python.

Previous Post Next Post