Blog

Check out the new blog! This old version won't be receiving any updates.

Vinicius Schettino

Ideias e tópicos de interesse de um Engenheiro de Software

A legibilidade do código é um dos principais requisitos para a manutenibilidade. Ou seja, quanto mais legível é o código, mais fácil fica de entendê-lo e dar evoluí-lo da maneira correta. As condicionais são as principais estruturas que contribuem para complexidade da leitura do código; Por muitas v...

Continue reading...

A refatoração está entre umas das principais atividades de manunteção da qualidade internet de código fonte. Não há codebase imune à deterioração causada pelo tempo, pelas más práticas e pela falta de padronização dos responsáveis por sua manutenção. Neste artigo irei explicar a importância da técnica e as principais práticas associadas na indústria.

Continue reading...

Para quase todo site que envolva publicação de conteúdo, o WordPress é a primeira opção. Desenvolvedores o tem em alta estima por diversos motivos, como a quantidade de temas e plugins disponíveis, fácil instalação e familiaridade tanto com o ecossistema quanto dos usuários com a interface. Contudo, já apresentei desafios ainda não resolvidos na comunidade WordPress que devem ser levados em consideração na hora da escolha. Alternativas como o Grav exploram um nicho específico de gerenciamento de conteúdo, com uma aposta bem clara: simplicidade. Neste artigo vou descrever algumas das principais caraterísiticas do Grav, suas diferenças em relação ao WordPress e, a título de exemplificação, como este blog foi projetado.

Continue reading...

O universo OpenSource se baseia na liberdade de uso, modificação e distribuição de código fonte entre contribuidores e utilizadores ao redor do mundo. Contudo, existem condições e limitações para essa liberdade, de acordo com o modelo de licença que foi utilizado pelo criador do trabalho. Muitos desenvolvedores não tem conhecimento sobre o comportamento das diversas licenças, não sabendo como licenciar seu código nem como escolher softwares de terceiros (biblitoecas, frameworks, etc) que ofereçam condições legais compatíveis com seus objetivos. Este artigo é uma iniciativa de explicar as condições, garantias e liberdades das principais licenças, sem complicação.

Continue reading...

Fui convidado esta semana para apresentar uma palestra na Semana da Computação da UFJF, para alunos de graduação e de mestrado. Minha sugestão foi uma palestra relacionada com manutenção/evolução de software, tópico que sempre senti carente no currículo desta (e de outras) universidades. Grande pa...

Continue reading...